Após quase três décadas, a Cracolândia deixou de existir como um problema permanente na região central da capital paulista. O resultado foi alcançado por meio de uma atuação integrada do poder público, que reuniu ações de segurança, saúde, assistência social, habitação e requalificação urbana, além do combate às estruturas do crime organizado que sustentavam o fluxo de usuários na região. Em entrevista ao SP POD, podcast da Agência SP, o vice-governador Felício Ramuth detalhou as estratégias adotadas desde de 2023 para desmobilizar a cena aberta de uso.
“Para que a gente pudesse acertar, fomos entender quem eram aquelas pessoas. Muitos pensaram que aquilo aconteceu da noite para o dia, mas foi resultado de um trabalho contínuo”, afirmou.