O Governo do Estado de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (13), no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, mais uma etapa de preparação da Operação SP Sem Fogo 2026, com um treinamento voltado a agentes de cerca de 20 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. A ação reuniu representantes das Defesas Civis municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Fundação Florestal e demais órgãos envolvidos na prevenção e combate aos incêndios florestais no estado.
A programação integrou atividades teóricas e práticas, com foco na atuação coordenada das equipes em ocorrências de incêndio em vegetação, uso de equipamentos, estratégias de resposta rápida e protocolos operacionais em campo. O treinamento também contou com a participação de profissionais da imprensa, que receberam orientações sobre segurança durante coberturas em áreas de risco.