Institucional

O Governo do Estado de São Paulo atua para melhorar a vida de todos os cidadãos no território paulista. Parte fundamental deste trabalho está na forma como o Governo se comunica, com diversos públicos, pelos mais variados meios. Quando este contato se dá por meio da imprensa, da publicidade institucional, dos portais e redes sociais oficiais, é tarefa Sistema de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo (SICOM) garantir a qualidade da informação disseminada.

Fazem parte do SICOM todas as equipes dedicadas à comunicação nos órgãos da administração direta e indireta do Governo. Na coordenação de toda esta estrutura está a Secretaria Especial de Comunicação, sediada no Palácio dos Bandeirantes (São Paulo-SP). É atribuição da Secretaria definir diretrizes e estratégias, bem como orientar as atividades cotidianas dos integrantes do SICOM, garantindo uma comunicação baseada na qualidade, rapidez, transparência, democracia e universalidade, materializando o direito do cidadão à informação.

Diretrizes

  • Difundir as informações de interesse público sobre as ações do Governo, os direitos dos cidadãos, serviços e projetos nas diversas áreas de interesse da sociedade.
  • Estimular a sociedade a participar do debate e do aprimoramento das políticas públicas do Estado.
  • Aprimorar a utilização das tecnologias da informação e comunicação como meio de democratizar as informações de governo, facilitar o acesso aos serviços, aumentar a transparência de seus atos e fortalecer o diálogo com a sociedade.
  • Trabalhar no sentido de oferecer acessibilidade universal à comunicação de governo, atuar de forma sustentável e se tornar referência nacional em seu setor de atuação.